A Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Turismo da Prefeitura de Boa Esperança do Iguaçu firmou parceria com a Associação Comercial do Município que busca orientar os empresários com relação ao uso de alternativas para substituir as sacolas plásticas.
A parceria teve inicio no final do ano de 2011 quando a Associação Comercial tinha como Presidenta Silvania de Fátima Gava Schmitz, foi novamente discutida e ajustada no inicio de 2012 e busca orientar as Empresas Associadas com relação a busca de alternativas para a embalagem de produtos e mercadorias como é o caso da confecção das sacolas retornáveis pela maioria das empresas associadas. Outra prática ainda é a utilização de sacolas biodegradáveis ou mesmo a reutilização de caixas de papelão e outros tipos de embalagens que podem ser reutilizadas.
A Secretária Loire Biavatti Francischini relata que seria criada uma Lei Municipal tratando do assunto, más a falta de uma Lei específica a nível Estadual e de Lei Federal que trata do assunto dificulta a criação de lei determinando sobre a utilização ou a proibição das sacolas plásticas, por esse motivo a parceria mudou o foco de ação e busca a conscientização dos Empresários e dos trabalhadores do comércio nesse primeiro momento.
Vale lembrar que atitudes e ações dessa natureza devem ser preocupação e prática constante não apenas das Empresas más da população como um todo e dos Governos Federal, Estadual e Municipal.
Fica ainda o registro aos empresários para que continuem adotando as sacolas retornáveis e as biodegradáveis, caixas de papelão e outras formas de reutilização de material nas empresas devem ser praticas do dia a dia. Já aos clientes a população fica da mesma forma a sua parte na responsabilidade a de levar sua sacola ou outras formas de transporte de produtos e mercadorias. Questões e atitudes positivas devem ser realizadas sempre em se tratando do meio ambiente e do ambiente onde vivemos.
Ademir Ribeiro / Presidente
Fonte: Diretoria e Assessoria