Alcançar resultados, conquistar objetivos, aumentar a competitividade, trabalhar em união, esses são alguns pontos fundamentais do Associativismo. Tema abordado na palestra de abertura do Programa Empreender da Acime que aconteceu na noite desta quarta-feira, (20), e que trabalhou o Programa Empreender como alavancador da competitividade das MPEs (Micro e Pequenas Empresas).
As Associações Comerciais tem como conceito a união voluntaria de pessoas, legalmente constituída e democraticamente administrada, que utiliza a força da coletividade para alcançar objetivos comuns. De acordo com o palestrante, gestor do Programa Empreender da Faciap, Márcio José Vieira, a razão de se ter uma entidade empresarial está em aumentar a competitividade das empresas associadas.
Durante a palestra, alguns cases de sucesso foram apresentados, sendo esses referentes ao trabalho associativo e os resultados positivos vindos dessa ligação. O palestrante também falou dos novos projetos do Programa Empreender e sua nova metodologia de trabalho, o GEOR – Gestão Estratégica Orientada para Resultados.
O GEOR é a ferramenta de apoio à tomada de decisão utilizada na metodologia de estruturação de projetos. A metodologia se apóia num conjunto de valores e atributos característicos da organização e envolve um complexo de atitudes e procedimentos, desde a modelagem organizacional até os processos de planejamento, orçamento e gestão, tendo como principal instrumento o projeto orientado para resultados, que visa atuar diretamente nas transformações na realidade das empresas, ampliando a sobrevivência e competitividade, podendo ser medidas e avaliadas.
De acordo com Márcio, o empresário vem até a Associação na busca por resultados, mas o que ele precisa fazer para alcançar esses resultados? “Os empresários, dentro dos núcleos, precisam definir ações com base nos resultados pretendidos. São realizadas muitas ações isoladas, é preciso saber que, se essas ações não estiverem ligadas a um resultado final, será gasto muito esforço e o resultado não será o esperado e assim os empresários saem frustrados e decepcionados,” explica Márcio.
“Um exemplo, se o objetivo final do empresário é de aumentar os lucros da sua empresa em 10%, eles precisam buscar ações para obter um resultado efetivo. Primeiro: é preciso fazer uma análise de como está à capacitação da mão de obra da empresa e realizar pesquisa de satisfação com os clientes, só nesses dois pontos quantas ações já precisam ser realizadas? Segundo: o empresário precisa fazer o dever de casa, colocar na ponta do lápis como estão os custos fixos e variáveis, pois pode-se criar uma central de compras para reduzir esses custos, somando a isso, ainda devem ser realizadas ações de marketing, enfim, tudo isso vai contribuir para um resultado final,” explica Márcio.
Com tudo isso, os resultados são positivos a todo conjunto, a ACE que ganha no desenvolvimento organizacional, ampliação de novos serviços e outros. As empresas que conseguem melhorar a capacidade de gestão e automaticamente o aumento dos lucros, e outros benefícios. E ao município que consegue aumentar o número empregos gerados, elevação do movimento econômico e também no surgimento de novas lideranças comunitárias.
Hoje a Acime conta com sete Núcleos Setoriais, sendo eles: Imobiliárias; Mecânicas; Óticas Relojoarias e Joalherias; Informática; Turismo; Clínicas Médicas e Hospitais; Transportadoras, que a partir de agora devem dar início a novas ações. Empresas interessadas em participar podem entrar em contato com a Acime no telefone, (45) 3264-1273 com Rodrigo.
Fonte: Assessoria faciap.org.br