No evento sobre logística terrestre, o presidente da Ferroeste, João Vicente Bresolin, anunciou que o estado irá pleitear a construção de novos trechos junto ao governo federal
Luta permanente da região – constando, inclusive na Carta do Sudoeste – o ramal ferroviário voltou a ser tema de debate entre lideranças regionais. No evento promovido pela Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb) em parceria com a Associação dos Municípios do Sudoeste (Amsop), o presidente da Ferroeste, João Vicente Bresolin, falou da possibilidade da região ser contemplada com um trecho de ferrovia.
Segundo ele, o governo do Estado está pleiteando a revisão do chamado PAC das Concessões, do Governo Federal, que até contemplou a construção de novas ferrovias no Paraná, mas com bitola larga e trechos que, na opinião do governo, inviabilizam o escoamento via Porto de Paranaguá. “Estamos mobilizando entidades para discutir o traçado ideal para o estado com o Bernardo Figueiredo [presidente da Empresa de Planejamento e Logística] no Fórum Futuro 10 Paraná, agora em novembro”, disse Bresolin ao responder um questionamento do prefeito de Renascença, José Kresteniuk.
O traçado defendido por Bresolin passaria pelo Sudoeste num trecho que ligaria Cascavel a Chapecó (SC). A mesa redonda promovida na noite de sexta-feira contou também com a participação de empresários e de prefeitos eleitos. Na ocasião, Bresolin defendeu que a Ferroeste volte a ter o Conselho de Usuários, órgão que discute a atuação da empresa estatal.
O diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem, Paulo Roberto Melani, também participou do evento, apresentando os programas e projetos do DER. Segundo afirmou, o governo do estado está realizando estudos e elaborando uma série de projetos para ampliar a capacidade de tráfego em rodovias. “Queremos ter uma ‘prateleira’ de projetos, priorizar os que são mais importantes e, com isso, captar recursos para executá-los”, disse.
Do Sudoeste, Melani afirmou que já está licitado o acesso à UTFPR, em Francisco Beltrão, e o asfaltamento do acesso à Coronel Domingos Soares, além dos serviços rotineiros de manutenção e conservação da malha viária. A mesa redonda foi mediada pelo empresário e Vice-presidente para Assuntos de Comércio Exterior da Acefb, Alexandre Pécoits.
Assessoria de Imprensa CACISPAR e ACEFB
Fonte: Diretoria e Assessoria