Realizado pela CACB e Faciap, o programa capacita empreendedores com foco na Copa do Mundo
O programa Integra, desenvolvido em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), será lançado em Curitiba na próxima quarta-feira (10), às 8h30, no Sebrae/PR. Realizado pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), junto à Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), o projeto vai promover a capacitação do pequeno negócio em sete cidades do Paraná: Curitiba, Araucária, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Paranaguá e São José dos Pinhais. O Integra prevê a qualificação de micro e pequenas empresas, a certificação de estabelecimentos empresariais e a inserção mercadológica com foco na sustentabilidade.
Para o presidente da Faciap, Rainer Zielasko, trata-se de uma oportunidade única para os empreendedores, que precisam se atualizar constantemente. “Os serviços oferecidos pelo Integra já vêm adquirindo altos índices de satisfação em todos os lugares do Brasil onde estão sendo implantados. Agora chegou a vez do Paraná entrar neste importante circuito de capacitação”, afirma.
O programa já foi adotado nas capitais de outros estados: Amazonas, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Bahia, Distrito Federal, Mato Grosso, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Nessas cidades, assim como em Curitiba, a realização da Copa do Mundo de 2014 vai gerar uma série de oportunidades de novos negócios. A intenção é expandir para outras cidades desses estados que terão impacto no aumento do número de turistas.
“O objetivo do programa é a capacitação gerencial e a formalização de empreendedores, além da certificação de estabelecimentos empresariais com o selo de excelência em gestão. Também se busca incentivar as práticas do associativismo e da inserção mercadológica do micro e pequeno empresário em um ambiente de competitividade sustentável”, assinalou o coordenador nacional do Integra, Valério Figueiredo. “As ações do projeto serão estendidas a empreendedores informais para que sejam incluídos no mercado formal”, completou.
A meta do Integra no Paraná é capacitar 5.400 pessoas, formalizar 500 empreendedores individuais, entregar 1.620 selos de excelência e capacitar 250 empreendedores individuais. A intenção é permitir que os empresários tenham acesso a crédito para investir e melhorar o seu negócio. O programa vai preparar o empreendedor individual para aproveitar as oportunidades de negócios da Copa de 2014. Hoje, existem cerca de 10 milhões de empreendimentos informais que, em geral, estão nessa situação pela ausência de mecanismos adequados ao seu desenvolvimento assim como pelo desconhecimento dos benefícios da formalização.
Serviço:
O lançamento do programa Integra no Paraná acontece no dia 10 de julho, às 8h30, no Sebrae/PR, localizado na Rua Caeté, 150, Prado Velho.
Fonte: www.faciap.org.br e Diretoria / Assessoria