(46) 3537-1305

Embalagens de Agrotóxico

segunda, 20 de fevereiro de 2017

Campanha de recolhimento anual das embalagens de agrotóxico acontece em Boa Esperança do Iguaçu

Acontece na próxima semana nos dias 13 e 14, mais uma rodada de coleta de embalagens de agrotóxicos na Cidade de Boa Esperança do Iguaçu. Os recebimentos aconteceram no dia 13 nas comunidades de São Luiz do Iguaçu e na Comunidade de Canoas, e no dia 14 das 8h30 ás 11h30 na Comunidade de Colônia Rica e das 8h30 ás 16h no pátio da Safras no perímetro urbano da cidade.

Serão recebidas apenas embalagens de agrotóxicos vazias. As de produtos indicados para uso com pulverizador devem ser tríplices lavadas. Devem ser devolvidas secas e, se possível, furadas; as tampas devem ser colocadas em uma embalagem separada. Já as flexíveis não podem ser lavadas, devem ser colocadas em um saco. As caixas de papelão devem ser devolvidas desmontadas.Os agricultores também devem entregar uma relação com a quantidade e tipo de embalagens repassadas.

Como realizar a tríplice lavagem:

1. Esvaziar totalmente o conteúdo da embalagem no tanque do pulverizador;
2. Adicionar água limpa no interior da embalagem até 1/4 do seu volume;
3. Tampar bem a embalagem e agitar por 30 segundos;
4. Despejar a água de lavagem no tanque do pulverizador;

Realize o procedimento três vezes.

5. Inutilizar a embalagem plástica ou metálica, perfurando o fundo;

O trabalho de divulgação sobre o recolhimento das embalagens de agrotóxicos no município é realizado pelos revendedores de insumos agrícolas, pela Secretaria de Meio Ambiente e pelo Departamento de Agropecuária.

A secretária Loire Biavatti Francischini destaca a importância da conscientização e do recolhimento desses agrotóxicos. “O grande ganho desta ação é ambiental, já que esta é uma oportunidade dos agricultores se desfazer das embalagens de forma adequada”. Destacou a secretária.

O prefeito Evandro Luiz Cecato destaca a importância do trabalho de recolhimento, “Esse é projeto que já vem sendo desenvolvido no a muito tempo e hoje temos agricultores extremamente consciente da importância do recolhimento, não somente para a preservação do meio ambiente, mas da sociedade em um todo, parabéns a todos os envolvidos” finalizou Cecato.

Para fazer o descarte, os produtores precisam estar munidos do CPF ou da nota fiscal do insumo.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

Galeria de Fotos